Biblioteca

DOCUMENTOS do Cebes

http://www.cebes.org.br/images/x.gif



LIVROS




Edição: Os fármacos na atualidade - antigos e novos desafios.

Resumo: Os fármacos na atualidade - antigos e novos desafios, organizado por José Augusto Cabral de Barros, propõe aprofundar questões já discutidas no livro Políticas farmacêuticas: a serviço dos interesses da saúde? (também disponível aqui na Biblioteca Virtual David Capistrano). A publicação traz ainda à baila novos problemas ou enfoques, a partir de práticas identificadas no setor produtor e nos agentes responsáveis pela regulação do campo dos medicamentos.

Download do arquivo 
Edição: Políticas farmacêuticas: a serviço dos interesses da saúde?

Resumo: Políticas farmacêuticas: a serviço dos interesses da saúde?, de José Augusto Cabral de Barros, estuda as políticas de medicamentos, perseguindo a apreensão dos seus alcances e limites, em especial no que diz respeito aos intentos de harmonização na regulamentação do setor farmacêutico, tal como esta se propôs e está sendo implementada nos países da união européia.

Download do arquivo 
Edição: Saúde e Vida, de Edmundo Granda Ugalde

Resumo: Saúde e Vida, do médico e sanitarista Edmundo Granda Ugalde, foi lançado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Educação Superior do Equador, Universidade de Cuenca, Universidade Nacional de Loja e Associação Latino-Americana de Medinina Social (Alames). O livro busca resgatar parte da história da saúde pública equatoriana e latino-americana, a qual este médico e filósofo tratou de fazer e pensar.

Download do arquivo 
Edição: A realidade médico-social do Chile

Resumo: De Salvador Allende, publicado em 1939

Download do arquivo 
Edição: Os crimes das grandes companhias farmacêuticas

Resumo: "Os crimes das grandes companhias farmacêuticas", de Teresa Forcades i Vila. O livro denuncia como a indústria farmacêutica, visando apenas o lucro, segue políticas contrárias ao direito à saúde e, por isso, comente crimes.

Download do arquivo 
Edição: Saúde e Democracia: A luta do CEBES.

Resumo: Coletânea elaborada em comemoração aos 20 anos do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES).

Download do arquivo