Quem somos

Cebes - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde
           O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, desde sua criação em 1976, tem como eixo principal de seu projeto a luta pela democratização da saúde e da sociedade. Nesses 32 anos de atuação, como centro de estudos que aglutina profissionais e estudantes, assegurou seu espaço como produtor de conhecimentos com uma prática política concreta, seja em nível dos movimentos sociais, das instituições do país e do parlamento brasileiro.
           Durante toda sua trajetória, e cada vez mais, o CEBES continua empenhado em fortalecer seu modelo democrático e pluralista de organização; em orientar sua ação para o plano dos movimentos sociais, sem descuidar de intervir nas políticas e práticas parlamentares e institucionais; em aprofundar a crítica e a formulação teórica sobre as questões de saúde; em contribuir para a consolidação das liberdades políticas e para a constituição de uma sociedade mais justa em nosso país.

NÚCLEO Londrina
           O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), desde sua criação em 1976, tem como missão a luta pela democratização da saúde e da sociedade, sendo um dos principais atores do Movimento da Reforma Sanitária. Londrina, no Paraná, teve papel importante na história deste processo, sendo um dos primeiros municípios do interior do país a criar um núcleo do CEBES. Com o núcleo reativado em 2008 e passados mais de 25 anos de construção do SUS, a necessidade da participação popular e da politização em saúde é hoje um dos potenciais caminhos para a efetivação das bandeiras levantadas a quase 40 anos, nacional e localmente.
           Os eixos norteadores da atuação do núcleo desde então são: repolitização da saúde; valorização e construção do SUS; financiamento da saúde; gestão do trabalho e educação em saúde. Com base nisso, ao longo dos anos que se passaram, publicaram-se artigos em jornais locais e regionais, o núcleo se aproximou e qualificou os profissionais vinculados ao serviço, participou das Conferências Municipais e Estaduais de Saúde, realizando em parceria a II Oficina de Ativadores do Paraná em Londrina e, atualmente, participando da Comissão de Educação Permanente de Conselheiros de Saúde, nas atividades do Cebes Nacional, na realização de debates temáticos mensais e no fortalecimento de parcerias locais. 
           A intensa atividade do núcleo na construção de seus eixos norteadores tem levado à consolidação do Cebes Londrina enquanto entidade de referência em nível local, ao facilitar novas associações e possibilitar sua inserção em diversos espaços políticos relevantes, além de parcerias com a Secretaria e Conselho Municipal de Saúde, Universidade Estadual de Londrina e entidades estudantis.
           A criação de núcleos locais do Cebes e sua aproximação com a academia, serviço e comunidade propiciam a formação e articulação política necessária para a radicalização do ideário da Reforma Sanitária. Outra recomendação importante, fundamental ao funcionamento dos núcleos, é a garantia da pluralidade política e ideológica tão necessária à construção de sujeitos políticos emancipados e na criação de uma consciência solidária e sanitária na população.


Veja mais detalhes da trajetória do CEBES Londrina.