8.11.2010

A Saúde que Londrina merece!

     Nos últimos dois anos tem sido comum uma verdadeira dança das cadeiras na gestão da Secretaria Municipal de Saúde (leia mais aqui). A cada mudança de prefeito, secretários e diretores, muda a música, quando não o ritmo, e qualquer continuidade da administração se torna um verdadeiro desafio para a gestão municipal. 
     Além de tamanha instabilidade, é crescente a tensão com funcionários terceirizados pela OSCIP CIAP (leia mais aqui), que é alvo de investigações pela Polícia Federal pelo desvio de mais de 300 milhões de reais em todo o Brasil (leia mais aqui)A pouco tempo o município passou também por uma profunda crise com os hospitais conveniados e médicos plantonistas.
     Essa crise generalizada perpassa os desafios atuais do SUS e se configura na micropolítica municipal criando um ambiente altamente nocivo à população londrinense, fadada a um serviço cada vez menos conseqüente e capaz de suprir com suas necessidades.
      É preciso um salto de qualidade. Uma guinada na forma de se ver e fazer as coisas capaz de enfrentar os desafios, ousar e inovar no jeito de construir o SUS local e nacionalmente, recolocando a saúde de Londrina em seu merecido lugar, como elemento da dignidade e do orgulho do londrinense. 

Um comentário:

Felipe A. Remondi disse...

Publicado na Folha de Londrina dia 13/08. http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id_folha=2-1--2462-20100813.

Parabéns a todos e todas pela iniciativa e o trabalho coletivo!