Realizada no CCS/UEL - Departamento de Saúde Coletiva, 11 de setembro, às 17h.
Presentes: Daniele Bronzatti Siqueira, Cristhiane Y. Yonamine, Carolina Milena Domingos, Gisele dos Santos Carvalho, Sergio Xavier, Raphaela Negro, Felipe Assan, Maira S. Sakay Bortoletto, Rafael França e Alberto Durán González.
Memória
Relato do 1º Simpósio do CEBES: Os membros do núcleo que participaram do evento foram unânimes em afirmar que o evento superou as expectativas e sentiram-se privilegiados em encontrar pares para discutir os assuntos pautados.
Análise Conjuntura Nacional: O grupo discutiu a designação de porcentagem de leitos em Hospitais Públicos de São Paulo para particulares. Posiciona-se contrariamente e repudia este tipo de ação. O grupo aprofundará as discussões sobre o tema após a Conferência Municipal de Saúde.
Análise Conjuntura Municipal: Felipe, Maira e Beto relatam a como ocorreu a II Oficina de Educação Permanente de Conselheiros de Saúde. Mencionam que os conselheiros já estão mais abertos à identificar suas fragilidades. Relatam também que este tipo de ação foi importante por dois principais aspectos: 1. Aproximação entre a Universidade e o Controle Social; e 2. Efetiva qualificação, por meio de identificação de prioridades em sua própria ação, do conselheiro de saúde (Locais, Municipais e Estaduais).
Estamos às vésperas de nova Conferência Municipal e Estadual de Saúde. O tema das Conferências será Ao SUS o que é do SUS - resgatando o ideário da Reforma Sanitária; com 4 sub-temas: 1- Regulação da assistência; 2- Financiamento; 3- Participação popular; e 4- Vigilância em saúde.
O CEBES núcleo Londrina decidiu participar das Pré-Conferências dos segmentos de Usuários e Trabalhadores com o objetivo de continuar a aproximação com trabalhadores e usuários do SUS, além de tentar ajudar na construção das propostas. Definiu-se também que o CEBES apresentaria propostas nos 4 sub-temas e distribuiria teses curtas tentando explicitar os principais gargalos dos temas que serão trabalhados na Conferência Municipal e Estadual.
Lembro a todos que, no dia 18/09, será realizada a Pré-Conferência do segmento de Trabalhadores, às 18:30, na Villa da Saúde. Dias 19 e 20/09 será realizada a Pré-Conferência do segmento de Usuários, a partir das 17h no dia 19/09 e 8h no dia 20/09, no prédio 2 da INESUL.
A Conferência Municipal será realizada em 16, 17 e 18 de outubro no Anfiteatro a Unopar e a Conferência Estadual de Saúde será realizada em 18 e 19 de dezembro em Curitiba.
O CEBES discutiu a forma como a gestão encaminhou o processo de nova estruturação do NASF. Decidiu-se por marcar posição favorável ao NASF, sem a evidente precarização existente neste novo processo de contratação, durante as Conferências dos segmentos e na Conferência Municipal de Saúde.
O grupo também discutiu a proibição de permanência de estudantes na rede de serviços do município. Novamente o grupo imagina que a Conferência seja um bom espaço para posicionamento. Entretanto acredita que o Ensino deva se unir e pautar com os gestores discussões para o estabelecimento de uma real parceria. Parceria ordenada, explícita em seus deveres e direitos, com foco no usuário da rede de serviços e, em segundo plano, na formação dos novos profissionais de saúde.
Escolha da pessoa referencia do núcleo para o CEBES Nacional: Maira Sayuri Sakay Bortoletto mostrou-se disposta e disponível para assumir a representação, sendo escolhida como representante do núcleo Londrina no CEBES NACIONAL. Maira lembrou que sua indicação é apenas uma necessidade de organização e que o núcleo continuará com sua construção coletiva com a prioridade de formação política de todo grupo.
CEBES Nacional: A diretoria nacional do CEBES convocou a nova diretoria ampliada (Diretoria e Conselhos) para a primeira reunião da nova gestão no dia 28 de setembro no RJ.
Happy Hour do CEBES: Após vencermos a pauta, o grupo se reuniu no Beer House!
Nenhum comentário:
Postar um comentário