4.03.2010

Determinação Social da Saúde









No intuito de instrumentalizar os participantes e propiciar uma visão crítica a respeito da concepção do processo saúde-doença e de sua determinação social o CEBES Londrina, em seguimento ao CEBES Nacional, promove a discussão acerca do assunto no dia 14/04/10, a partir das 18h15min, no NESCO (Núcleos de Estudos em Saúde Coletiva) - Primeiro andar do prédio II do CCS/HU/UEL. participação é livre a quem possa interessar e recomenda-se a leitura dos textos-base para qualificar a discussão.

"O conceito de Determinação Social da Saúde está assentado sobre o pressuposto de que a saúde humana deve ser compreendida e analisada a partir das formas de organização da sociedade, ou seja, de sua estrutura econômica e social. Determinação social refere-se às várias formas possíveis de conhecer, de modo mais concreto ou específco, estas relações entre saúde e sociedade, abrangendo a noção de causalidade, mas sem se restringir a ela.
[...]
O conceito estreito de determinantes sociais é puramente empírico e afasta a possibilidade de compreensão da saúde como um fenômeno social e humano. Ignora o fato de que a saúde pública é um campo de políticas de estado que precisa ter em conta a contribuição da sociologia, da antropologia e da filosofia; ignora também que a causalidade é apenas uma das formas possíveis de determinação da saúde e que, no âmbito do social, a existência de vínculos causais é algo bastante questionável [...]" (Proposição para o Debate, 1o Simpósio de Políticas e Saúde do CEBES, 2009).
Textos base:
      1. Proposição para o Debate - CEBES
      2. O enfoque dos Determinantes Sociais de Saúde sob o ponto de vista da teoria social - Saúde e Sociedade
     3. A Saúde e seus Determinantes - Revista de Saúde Coletiva


Para mais informações, entre em contato com o núcleo duro do CEBES Londrina (clique aqui).

Nenhum comentário: