Em 1993, na efervescência da 9a Conferência Nacional de Saúde, o célebre Gilson de Carvalho, então secretário municipal de saúde de São José dos Campos, publicava o artigo "O momento atual do SUS... a ousadia de cumprir e fazer cumprir a lei" expondo os desafios e perspectivas para implementação do SUS no momento.
Bastante atual, resgatamos algumas passagens do texto que pode ser visto na íntegra (aqui) ressaltando a infeliz atualidade de muitos dos problemas. Além de possibilitar a compreensão histórica da construção das políticas de saúde no BR esse material representa, em sua essência e bandeira, nosso desafio tão atual, expresso na conclusão do artigo.
"[...] O CENÁRIO ATUAL
A todos que vivemos diutumamente a questão saúde em nosso país, preocupa sobremaneira o momento presente. Nunca estivemos em situação tão difícil e com chances de saída tão estreitas. O investimento em saúde decrescente. A universalização do atendimento. A miséria atingindo a 32 milhões de brasileiros. O descontrole acumulado de quase uma década de transição na busca de saídas viáveis, não politicamente assumidas pelos que dirigiram o país. Tudo isto e muito mais alicerçou o atual cenário em que vivemos.
[...]
As conseqüências não ficam restritas ao setor saúde. Elas se estendem pelo dia a dia num comprometimento total do meio ambiente e todos seus componentes em que vive o homem brasileiro. As doenças infecto-contagiosas se multiplicam, as epidemias surgem incontroláveis. As novas causas de morbi-mortalidade estão aí como os acidentes de trânsito, os acidentes de trabalho, a violência urbana e rural.
[...]
O SUS COMO A SAÍDA...
A sociedade tem que perceber que existe uma saída legal para tudo isto que aí está. Ela foi descrita acima como preceito constitucional. Ainda não aconteceu, não se implantou. É necessário que, num esforço coletivo, se busque a saída via implantação do SUS.
[...]
AS GRANDES BATALHAS DO MOMENTO ATUAL
1. O financiamento do SUS
2. O modelo assistencial
3. Os recursos humanos
4. O controle social
[...]
CONCLUSÃO
Este é o momento atual do SUS. Esta é a saída legal para que transformemos nossa realidade. Necessário se faz que a sociedade, numa Santa Aliança (pacto social já está desgastado), faça com que o SUS seja implantado, saia do papel e se torne realidade. Não apenas uma realidade gerencial, pela descentralização, pela gestão plena, mas tendo isto como ferramenta para se conseguir o principal: melhores condições de VIDA E SAÚDE PARA TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS."
Nenhum comentário:
Postar um comentário