19/08/2010 | 10:49 | Amanda de Santa (Colaborou Aurélio Cardoso)
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), anunciou, durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (19), a volta de Agajan Der Bedrossian a Secretaria de Saúde. A pasta estava sendo gerida interinamente pelo secretário de Governo,Jair Gravena.
Agajan deixou a secretaria em abril deste ano alegando motivos pessoais. Ele ocupava a chefia da pasta desde o início do mandato, em maio do ano passado. Nesse período, o secretário passou por diversas crises na Saúde municipal. A maior delas foi o pagamento dos plantões a distância a médicos plantonistas, de hospitais filantrópicos da cidade, que levou aofechamento dos prontos-socorros.
O prefeito Barbosa Neto afirmou que recebeu uma lista com indicação de vários nomes para o cargo, mas não entrou em contato com nenhum deles. “Fiz o convite ao Agajan e estou muito feliz com a volta dele”, disse.
Segundo o prefeito, a volta do secretário é aprovada pela maioria dos servidores municipais da saúde, que realizaram um abaixo-assinado pedindo que Berdrossian reassumisse a pasta.
É a sexta vez que Agajan Der Bedrossian ocupa o cargo de secretário municipal de Saúde, e a segunda só no mandato do prefeito Barbosa Neto. “Fiquei muito honrado com o convite que, para minha surpresa, veio com uma lista de funcionários pedindo meu retorno”, afirmou.
Ele disse que o maior problema na área é a escassez de recursos e disse que há uma visão errada por parte dos administradores de que saúde é despesa e não investimento. Para ele, Londrina está dentro deste contexto.
Ciap
Sobre os problemas referentes ao contrato com o Centro Integrado de Apoio Profissional (Ciap) com a Prefeitura, Bedrossian disse que as irregularidades existem desde que assumiu pela primeira vez a secretaria. Ele lembrou que o contrato foi assinado em 2004 e a situação se tornou insustentável. “O Município está tomando providências, mas é uma operação muito bem amarrada.”
Para ele, não se deve contratar serviços provisórios na área da saúde. A alternativa, segundo o atual secretário, é o emprego público, ou seja, a realização de concurso e teste seletivo para a contratação de funcionários que poderão trabalhar especificamente em determinados programas da secretaria, como o combate a dengue.
Bedrossian não soube informar se os atuais funcionários do Ciap vão continuar nos cargos caso o município assuma os serviços. “Tem que ver o que diz a legislação. Mas, não existe outra forma de entrar no serviço público que não seja através de concurso e teste seletivo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário