8.30.2010

UEL terá Observatório de Políticas Públicas

*Agência UEL em 27/08/2010 

     A partir da união de esforços de cinco cursos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), a UEL passará a contar com o Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP), que terá a função de estudar e comparar os recursos utilizados pelas várias instâncias de governo. O resultado das pesquisas servirá como indicador para que a sociedade cobre qualidade de gastos públicos, novos investimentos ou para balizar decisões.
     O lançamento do Observatório se deu com a realização do seminário “Gastos Públicos – conceitos e metodologias de análises”, que terminou hoje, no CESA. Durante dois dias professores, pesquisadores e estudantes ouviram experiências de universidades que já estudam políticas públicas. O palestrante de hoje foi o coordenador do Núcleo Interinstitucional em Políticas Públicas (NIP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Erni José Seibel. 
     Entre os exemplos de políticas públicas bem sucedidos, o professor cita a redução da mortalidade infantil e a universalização do Ensino Fundamental. Um comparativo de falta de política pública seria disparidade existente entre os mais de cinco mil municípios brasileiros com relação à educação básica (de 0 a seis anos). “As políticas públicas inibem a má qualidade do gasto”, resumiu o professor.


Nenhum comentário: